02 novembro, 2010

Portifólio Cliente Dakap - Loja e Galpão Pré-Moldado

Olás!

Finalmente o começo de vários trabalhos!
Na verdade, este trabalho surgiu enquanto era parceira direta da Construtora Dakap, e o intuito de postá-lo é ter on-line o portifólio destes trabalhos...

Infelizmente, este não virou diário de obra ainda, mas como disse na apresentação deste site, pretendo compartilhar o básico da arquitetura.

Acho que devo começar, explicando a necessidade dessa obra:
É uma construção para Loja e Produção, portanto, um Galpão cuja área será dividida 40%  loja e 60% Produção. O uso é para vendas e fabricação de peças automotivas...

A verdadeira necessidade dessa construção é racionar espaço e viabilizar praticidade de acessos, já que a logística é de médio porte. E uma palavra que define de imediato tudo isso é o Pré-Moldado. Porque?

Porque seu processo permite ser industrializada de acordo com a modulação exigida e por ser moldada fora do local de uso definitivo, permite agilidade na hora da execução da obra. Usa-se principalmente para construções com grandes vãos, mas neste caso, a área de 1.700,00 m2 exige rapidez e função estrutural... Principalmente porque na Produção há a necessidade de uma ponte rolante para aproximadamente 15 toneladas.

Começando!
Segue na prancheta a minha concepção de Estudo preliminar, para definir espaços e a funcionalidade dos processos. A opção foi fazer a parte Administrativa, constituida em loja e escritórios como um anexo da Produção que tem o pé direito menor, porém de mesma modulação no comprimento, porque assim futuramente há a possibilidade de ampliar a produção.
 
(click nas imagens para ampliar)

1º Passo) Organizar as idéias essenciais em tópicos e traduzi-las ao desenho, como forma de estudo preliminar. Para o pré-moldado, não deve-se esquecer de priorizar os vãos, e as alturas. A interligação deve ser projetada de acordo com a análise do todo, considerando a função de cada ambiente e seu espaço.

Neste passo, sempre, antes de iniciar a concepção de um trabalho, visito o local já existente, e não só a implantação da construção, mas também o dia-a-dia da empresa nas suas funcionalidades, e não menos importante também a logística...



2º Passo) Depois de várias opções de estudos e tal... vai conversa e vem informações do cliente, finalmente o ok e hora de detalhar a apresentação. Devo dizer que cada profissional tem seu método de apresentação e eu costumo não ter regras. Avalio  o peculiar modo de mostrar o desenho de acordo com o diferencial que ela exige. Nesta opção, escolhi juntar os cortes de detalhamento com a própria elevação e nota-se essa diferença devido ao uso das hachuras que dão a profunidade ao desenho. A escolha é exclusivamente ao intuito de fazer o cliente entender a bagagem de tanta informação de forma texturizada e não com tantas linhas... Mas como disse, essa metologia é peculiar à escolha de cada profissional, lembrando que para a processo de projeto executivo, vale seguir as normas exigidas bem como a sua preocupação técnica.

3º Passo) O efeito 3D nem sempre é usual, mas particularmente no ato de projetar, para mim, é um princípio essencial. Uma obra pré-moldada é válida de detalhes que sofrem na execução com a falta de observância de medidas. Como esta obra tem ponte rolante, optei por projetar detalhadamente os pilares, com vigas e consoles. Outros ítens que pedem o mesmo teor de análise são as escadas e lajes dos pavimentos.

Para simular uma pequena maquete, usei o programa Sketchup - E assim pude demonstrar melhor para o cliente a proposta do desenho... E sei que vão me perguntar se vale a pena, diante do custo. E vou responder que sim neste caso, porque diante de um desenho 3D o cliente não precisa (na maioria das vezes) de tantos argumentos visíveis para entender o todo do projeto. E quando disse que AINDA esta concepção não virou diário de obra, digamos que o fator é outro: o custo da obra devido o pré-moldado... Mas quem sabe o cliente assimila que do mesmo jeito pelo qual a maquete eletrônica o ajudou a perceber todos os detalhes, a opção de compra pelo pré-moldado fará agilizar em 50% o tempo de construção do mesmo modo!

Gostaria de detalher o projeto, porém o relevante deste post é informar sobre método de trabalho, particular e meu. A parceria com a Construtora Dakap sempre flui para obras de médio e grandes portes e aprendizado maior ainda!

FICHA TÉCNICA:
Tipo de Obra: Galpão Pré-Moldado para Loja e Produção
Uso: Peças Automotivas
Localização: Grande São Paulo
Área: 1.700,00 m2
Projetista: Gilvania Guimarães
Fornecedor e Construção: Dakap
Ano: 2010
Site para pré-moldados: http://www.dakap.com.br/